A Importância do Briefing para a Produção de Vídeos

O briefing para vídeo é o documento utilizado pelos profissionais de marketing cujas informações sobre o cliente são organizadas para o desenvolvimento de determinada ação ou trabalho. No briefing estão as dispostas as questões cruciais para orientar e alinhar o planejamento e a criação do vídeo, com o objetivo de atender as expectativas do contratante.

Essa etapa da produção de vídeos é extremamente importante para a formatação de uma proposta de trabalho, pois assim é possível colher informações como qual é o projeto em si, os diferenciais da oferta e possíveis objeções, quais os objetivos finais, entre outros pontos indispensáveis.

Neste artigo entenderemos qual a importância do briefing em uma produção audiovisual e como ele ajuda na organização e realização de um projeto fiel aos pedidos do cliente.

Qual a Importância do Briefing para Realizar um Projeto de Qualidade?

O briefing para vídeo é parte do processo de pré-produção, escrevendo-o a equipe de produção passa a ter um importante aliado na criação de uma peça mais dinâmica e envolvente, que terá muito mais chances de exceder as expectativas de um cliente.

Toda concepção de vídeo começa com o desenvolvimento de uma ideia inicial e antes de criar o briefing é preciso realizar uma reunião de pré-produção, no qual as pessoas envolvidas na produção trabalham incessantemente as ideias que serão expostas antes do briefing seguir para produtora de vídeo.

Ou seja, estruturar todos os detalhes do briefing para vídeo fará com que a produtora possa desempenhar o seu papel com máxima excelência, pois um briefing impreciso e incompleto acaba comprometendo a qualidade do trabalho, além de cercear as possibilidades criativas dos profissionais.

O que Considerar Quando elaborar um Briefing para Vídeo?

Para elaborar um briefing para vídeo é necessário responder a algumas perguntas cruciais, como as que listamos a seguir:

  • Especifique quem é o cliente ou empresa: descreva a identidade da empresa irá utilizar o vídeo, qual o tipo de comunicação que ela utiliza e qual o tipo esperado para a produção? Tal descrição pode trazer insights importantes sobre como deve ser o estilo e caminho que o vídeo deve seguir;
  • Defina os objetivos: o que é esperado do vídeo, com relação a mensagem que deseja ser transmitida, se existe um problema a ser solucionado e qual é? Ou qual a informação mais importante a ser passada?
  • Seja breve:mantenha o documento conciso e breve, dedicando um parágrafo para cada item ou apenas uma lista com as ideias principais;
  • Público-alvo: definir quem é o público-alvo ideal, atuais ou em potencial é crucial para alcançar os resultados esperados, pois assim o vídeo pode ser pensado para provocar o impacto desejado para o público específico;
  • Orçamento: após a definição dos principais objetivos é o momento da proposta e orçamento. Uma produtora experiente conhece qual o patamar de investimento;
  • Estilo de abordagem: qual o “tom” que você deseja utilizar na gravação, o tipo de linguagem e tipo de vídeo também fazem parte da identidade visual do vídeo e devem transmitir os objetivos da empresa da melhor forma possível;
  • Estratégias para o desenvolvimento:por fim, conte com a produtora como mais um membro do seu tipo de desenvolvimento para criar a estratégia necessária para a divulgação do vídeo, assim questões cruciais durante a produção serão melhor atendidas, o que garante um resultado final de qualidade.

A importância do briefing para vídeos de empresas influencia em todo o processo de produção, por esse motivo a empresa precisa ser capaz de elaborar um documento conciso, coerente e resumido, como a própria palavra sugere.

Dessa maneira, abre-se espaço para considerações importantes que a produtora possa ter, aliando-as aos requisitos solicitados previamente.

Para mais informações sobre a elaboração do briefing e sobre como realizar uma produção de excelência para a sua empresa, entre em contato com a AP Produções e Imagens e conheça nossos serviços.