Como fazer um Vídeo Institucional de Qualidade?

como-fazer-um-video-institucional-de-qualidade
como-fazer-um-video-institucional-de-qualidade

Descobrir como tornar sua marca relevante frente a um mercado saturado é o principal desafio das empresas atualmente. As relações interpessoais estão em outro nível, que, apesar de não ser feita mais de forma tradicional (cara a cara), ainda assim, tem um caráter pessoal, cujo cliente sempre busca por conteúdo feito sobre medida para a sua realidade e maneira de consumo.

Os vídeos institucionais são uma excelente forma de comunicação em diferentes níveis, para empresas públicas, privadas ou do terceiro setor. Os conteúdos audiovisuais são comprovadamente muito mais eficientes, que se tornou uma estratégia assertiva para a prospecção e fidelização de clientes e parceiros, além de corroborar com a cultura organizacional da empresa de forma muito mais significativa.

Neste artigo, veremos como fazer um vídeo institucional de qualidade, segundo os preceitos da AP Produções e Imagens.

O Que é e Qual é o Objetivo de um Vídeo Institucional?

Para saber como produzir um vídeo institucional é preciso entender o seu conceito e seu objetivo para com o direcionamento do público, além de claro, contar com uma equipe de profissionais capacitados, para criar a produção de acordo com os preceitos da empresa.

Um vídeo institucional consiste em contar a história ou expor a cultura da empresa a partir de determinados pontos, de maneira mais estrutural, demonstrando a infraestrutura da companhia para o mercado de atuação, sobre os produtos, serviços, prêmios, ações, entre outros.

Ele também pode ser usado para demarcar o posicionamento da sua marca no mercado, mostrando os valores, missão e história, pode inclusive ser usado para o treinamento de colaboradores.

Além disso, o vídeo de caráter institucional fortalece a identidade visual e a marca da empresa, agregando valores importantes: social, econômico ou ambiental.

Dicas da AP Produções para a criação de um vídeo institucional de qualidade

Existem diversos tipos de vídeos institucionais, estamos falando do formato da narrativa propriamente dita, que conversam melhor com determinado tipo de público e ajudam a transmitir a mensagem que a sua empresa procura passar.
Entretanto, antes de escolher a narrativa mais adequada para a sua empresa é preciso seguir alguns passos, para garantir a qualidade final da produção, são eles:

Quais as intenções do vídeo?

Na primeira etapa é preciso definir que será o público alvo do conteúdo e qual será o resultado esperado. Conseguir uma venda, gerar leads como a resposta de um e-mail? Conseguir conversões para que o cliente feche um negócio? Enfim, esses são questionamentos cruciais para definir as estratégias do início do projeto.
Além disso, defina qual a mensagem que pretende passar, seja objetivo e preocupe-se para que o vídeo não passe muitas mensagens, trabalhando se possível com apenas uma mensagem;

Qual será o formato da narrativa?

Uma vez definido os objetivos do vídeo institucional é hora de decidir qual será o tipo de vídeo, o formato da narrativa. A determinação de um tipo de vídeo é feito a partir da definição do público-alvo da empresa, de forma a tornar a mensagem mais relevante e impactante para ele. Os principais tipos de vídeos são:

  • Vídeos depoimento;
  • Vídeo cultural;
  • Vídeo social;
  • Videoaula;
  • Transmissões ao vivo;
  • Vídeo de endomarketing;
  • Vídeo animado;
  • Parcerias com influencers;
  • Vídeo de treinamento corporativo.

Elaboração do Roteiro

Agora é o momento para planejar todos os detalhes do vídeo e para isso a elaboração do roteiro é crucial.
É através do roteiro que tudo que será feito durante a produção será definido, como as falas, o movimento das câmeras, etc… Além de orientar quanto ao trabalho de pós-produção.

Storytelling

Antes de iniciar a produção é preciso ter definido como a história será contada. É sabido que o cérebro humano tem uma capacidade muito maior de se interessar por um assunto (engajar) quando ele é contado através de uma boa história.

Por esse motivo a narrativa deve ser rica e conversar diretamente com a audiência;

Produção

Com todos os preparativos prontos é hora de começar a trabalhar. Durante a produção será definido o local onde as gravações serão feitas, os atores, locutores, equipamentos, equipe técnica necessária, entre outros.
É nessa hora que o um diretor competente é necessário, para fazer valer e transmitir de maneira fiel o que foi definido nos passos anteriores;

Além disso, durante a produção a trilha sonora será escolhida, de acordo com o ritmo da narrativa, sendo uma das etapas mais importantes da produção, responsável por “colocar o público no clima” da produção e transmitir a emoção necessária para o vídeo;

Edição e pós-produção

A edição e o processo de pós-produção são os responsáveis por “esculpir” o vídeo institucional. Durante a edição os excessos são retirados, para dar ritmo ao filme e torna-lo ainda mais interessante.

Já a pós-produção é a responsável por verificar e arrumar possíveis contratempos, como arrumar a luz, o áudio e outros detalhes que a depender da locação podem não sair como esperado.

Para saber como fazer um vídeo institucional, respeitar esses processos é crucial para uma produção bem sucedida de um vídeo institucional. A AP Produções e Imagem é uma empresa com mais de 60 anos de experiência no mercado de produções audiovisuais. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso serviços e descubra como podemos ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos.