Edição de Vídeo: Tenha Um Vídeo de Qualidade Para Sua Empresa

Confira as principais técnicas para edição de vídeo com as dicas da AP Produções e Imagens
Confira as principais técnicas para edição de vídeo com as dicas da AP Produções e Imagens

O número de pessoas que procuram por vídeos para se informar ou se entreter cresceu exponencialmente nos últimos anos, assim como a exigência por conteúdos que gerem maior conexão com quem está assistindo.

Para tanto, produzir conteúdos de qualidade é fundamental e o melhor caminho para alcançar esse objetivo é através do uso de técnicas para edição de vídeo. Através da edição é possível criar não apenas a conexão com o espectador, mas também entreter e passar conhecimento ao mesmo tempo, criando conteúdos que se identifiquem com o público.

Nesse artigo você vai saber como editar os vídeos que você produz de modo profissional, captando da sua audiência de modo que ela retorne para o seu site, fan page ou canal.

Como Utilizar as Técnicas de Vídeo

O que prende a atenção da audiência em um vídeo é o storytelling, o desenvolvimento da história em si, bem como os elementos utilizados para tal. Independentemente do canal que será exibido, a narrativa tem o papel fundamental de prender o espectador e para isso utiliza de diversos artifícios, como o ângulo de gravação e trilha sonora, por exemplo, que determinam o ritmo do vídeo.

No entanto, para cada mídia, tipo de público ou tema proposto o ritmo da edição atua de forma diferente. Não é possível usar as mesmas técnicas de edição em uma produção para cinema e outra para o YouTube, a finalidade de ambas é fundamentalmente diferente.

Quando vamos ao cinema estamos dispostos a ver uma produção de longa duração, com uma narrativa mais extensa e quando assistimos a vídeos online buscamos por conteúdos mais dinâmicos, com um ritmo mais rápido e por isso, devem conter um poder de prender a atenção do público diferente.
Por esse motivo entender o storytelling para aplicar as técnicas para edição de vídeo para que a sua empresa tenha um vídeo de qualidade é fundamental.

Quais São as Técnicas Para Uma Edição de Vídeo de Qualidade?

Antes de iniciar a edição de um vídeo de alta qualidade para empresas, é preciso definir qual será o objetivo do vídeo, o visual aplicado e para qual público ele se destina. Além dessas informações prévias é preciso trabalhar na edição levando em consideração como sua audiência irá se conectar com o seu conteúdo.
Veja a seguir algumas técnicas de pressão essenciais para garantir a qualidade do vídeo da sua empresa, mas não se esqueça de que elas devem ser usadas de acordo com a linguagem, objetivo e público escolhido:

    • Jump-cut – para vídeos que serão veiculadas na internet jump-cut é o tipo de edição mais utilizado, fazendo uso constante de uma linguagem mais dinâmica, regada a acordes rápidos entre as frases, para que a respiração não desperte a atenção do espectador;

 

    • B-roll – um recurso simples de edição que gera um resultado excelente, usadas para ilustrar O que está sendo dito através da exibição de cenas de cobertura;

 

    • Transição – como o nome sugere as transições recursos de edição que auxiliam na passagem de uma cena para a outra;

 

    • Defina os aspectos visuais – defina quais serão os ângulos de gravação e os tipos de locações usadas para ter melhor controle da iluminação da produção, mas é muito importante a escolha de um bom ângulo em um local iluminado, assim o processo de pós-produção tende a ficar mais fácil;

 

    • Escolhendo as melhores cenas – assim que todo o material bruto estiver pronto, escolher as melhores cenas é fundamental para transmitir a emoção e alcançar o engajamento do público desejado. Trabalhe com gatilhos mentais, assim é mais fácil desenvolver maior proximidade com o espectador;

 

    • Áudio e trilha sonora – assim como a escolha do ângulo e da iluminação, o local de gravação deve ser escolhido de modo que o áudio não tenha ruídos ou interrupções de terceiros.
      Além disso, a escolha da trilha sonora deve ser pensada de acordo com as cenas escolhidas, ela é fundamental para a criação do laço emocional entre o vídeo e a audiência.

 

As técnicas para edição de vídeo devem sem dúvidas serem mais aprofundados, porém apenas a experiência e o conhecimento são capazes de darem vida a um conteúdo de alta qualidade para o ambiente corporativo.

E é exatamente por esse motivo que não encontramos conteúdos de alta qualidade com a mesma frequência que gostaríamos.
Contudo, uma solução para isso é contar com os serviços de produtoras especializadas nesse tipo de segmento, como a AP Produções & Imagens, que conta com profissionais experientes, capazes de colocar em prática todas as informações teóricas necessárias.

Para entender melhor como criar conteúdos de alta qualidade para a sua empresa entre em contato conosco a qualquer momento e tire suas dúvidas e aproveite para conhecer mais sobre nossos serviços.