Psicologia das Cores: Como Ter Videos Mais Atraentes

Psicologia das cores: Como Ter Vídeos Mais Atraentes
Psicologia das cores: Como Ter Vídeos Mais Atraentes

Manipular as emoções do público-alvo através de vídeos independente do formato utilizado não é uma tarefa simples, por esse motivo, entender um pouco sobre a psicologia das cores é uma ótima maneira de trabalhar e tornar os conteúdos mais atraentes.
Você já se perguntou o motivo de ter entrado em uma loja e sentir um desejo quase que incontrolável de comprar, o motivo de pintar a parede da sua sala de branco ou por que escolheu aquela roupa azul?
As respostas para esses questionamentos estão na psicologia das cores, que estudo o significado que cada cor possui e como as percebemos, nos comportamos e reagimos a elas.
Nesse artigo falaremos em como usá-la para tornar seus vídeos mais atraentes para o seu público-alvo e alcançar resultados muito mais significativos para a sua campanha.

Psicologia das Cores Para as Vendas

Quando criamos um vídeo o seu objetivo principal pode não ser vender um produto propriamente dito, mas provavelmente quer vender uma ideia, um conceito, sua marca, enfim, transmitir uma mensagem para o maior número de pessoas.
Para que essa mensagem seja fixada e cause o impacto necessário é fundamental que as cores da produção se comuniquem da forma necessária, pois cada uma tem uma influência diferente.
Pesquisas apontam que mais de 93% dos consumidores julgam a aparência visual do conteúdo o principal fator na decisão final de compra, a mesma pesquisa realizada por Neil Patel do Quick Sprout diz que 85% da razão pela qual alguém compra um produto é por causa da sua cor.
Ou seja, a psicologia das cores não é algo para ser negligenciado em seus projetos audiovisuais, pois o sucesso pode estar na escolha certa ou não da paleta escolhida.

O Significado de Cada Cor

É importante entender o que cada cor representa para alcançar o objetivo buscado ao estimular o público-alvo e melhorar os resultados que o vídeo pode trazer para a sua empresa.
Para facilitar o entendimento, nós da AP Produções e Imagem, separamos os principais significados e uso das cores mais usadas em vídeos, seja para vender, informar ou reforçar uma ideia.
São elas:

  • Vermelho – transmite excitação, juventude, ousadia, dinamismo, muito usada no marketing, além de passar a sensação de paixão, agressividade, energia, perigo, calor, entre outras.
    Ideal para mensagens de transporte, tecnologia, vendas do varejo e para portal de notícias, usada em empresas como Coca Cola, CNN, Netflix, Nintendo, entre outras;
  • Azul – transmite um sentimento de confiança, força, segurança, profissionalismo, seriedade, integridade, calma.
    Ideal para os segmentos de saúde, linhas aéreas, finanças, saúde e tecnologia, em empresas como Dell, HP, IBM, Facebook, Latam, Nasa, entre outras;
  • Verde – transmite calma, crescimento, saúde, orgânico, ética.
    Ideal para segmentos de alimentação, natureza, finanças, energia, muito usado em empresas Monster, Spotify, etc;
  • Amarelo – transmite otimismo, clareza, calor, alegria, positividade, bondade, luminosidade.
    Ideal para segmentos de alimentação, natureza, imobiliário e energia em empresas como Nikon, Bic, Mc Donalds, entre outros;
  • Laranja – transmite um sentimento amigável, alegre, confiança, inovador, moderno, juvenil, de vitalidade e diversão.
    Muito usado em segmentos de alimentação, energia e tecnologia, em empresas como Amazon, Fanta, Nickelodeon, entre outras;
  • Roxo – transmite criatividade, sabedoria, imaginação, luxo, nostalgia, mistério, sucesso, dignidade.
    Ideal para segmentos criativos, vestuário, linhas aéreas e tecnologias, usada em empresas como Yahoo!, GAP, Nubank, entre outros;
  • Rosa – transmite diversão, inocência, romantismo, feminilidade.
    Usada principalmente em segmentos de artigos femininos e vestuários, em empresas como Barbie, Hello kitty, Marisa, entre outros;
  • Preto – transmite poder, sofisticação, elegância, riqueza, medo, estilo, entre outros.
    Ideal para segmentos como vestimentas, imobiliária e tecnologia, usado em empresas como Nike, Puma, Playboy, entre outros.
  • Branco – transmite calma, neutralidade, balanço, equilíbrio.
    Ideal para segmentos de tecnologia, vestuário e entretenimento, como Apple, Cartoon Network, Honda.

Convencidos do poder da psicologia das cores? Para entender melhor como aplicar os seus preceitos e atingir os resultados esperados na sua campanha, conte com uma produtora de vídeos com experiência nesse segmento.
A AP Produções e Imagens é uma empresa com mais de 60 anos de experiência em produção audiovisual, nossos profissionais dominam com grande exatidão a linguagem das cores para que seu conteúdo transmita a mensagem de acordo com o impacto que deseja alcançar. Conheça nosso portfólio e entre em contato para mais informações.