Veja as Técnicas de Iluminação para Vídeo

Veja as Técnicas de Iluminação para Vídeo
Veja as Técnicas de Iluminação para Vídeo

É impossível falar de gravação sem antes falar da iluminação para vídeos, pois sem ela, nada é possível no audiovisual. As funções das técnicas de iluminação evoluíram com o passar dos anos deixando de serem usadas apenas em rolos filmográficos, para a fixação da luz, para ser um elemento narrativo de grande importância, capaz de ajudar a expressar todas as emoções de uma produção visual.
Mas como isso afeta produções menos ambiciosas como vídeos institucionais ou as demais peças para a internet?
A resposta é simples, além de ser fundamental no cinema e em qualquer produção dramática a luz é acima de tudo um elemento técnico capaz de literalmente dar vida às produções.
Neste artigo veremos quais as principais técnicas de iluminação para vídeo para que possamos tornar nossas criações muito mais profissionais e belas, assim alcançar os objetivos do seu projeto fica muito mais fácil.

Equipamentos para Iluminação de Vídeos

A iluminação para vídeo aumenta a qualidade de resolução do material captado, eliminando o temido ruído, capaz de “destruir” os takes de gravação. Além disso, a iluminação pode ser usada como um elemento para dar mais intensidade nas cenas, com duas técnicas simples, a iluminação de três pontos e a iluminação de 1 ponto, que falaremos no tópico seguinte.
Mas quais são os equipamentos para fazer a iluminação básica de um vídeo? Veja a seguir:

  • Softbox – é um dos equipamentos mais utilizados, praticamente obrigatório em toda gravação. Com ele é possível gerar uma luz difusa e suave, que se for direcionada de maneira correta consegue diminuir as sombras e ressaltar os traços naturais do objeto em foco na frente da câmera.
    Ele normalmente fica posicionado à frente do objeto em um ângulo de 45º graus;
  • Sun Gun – é uma opção de luz mais amarelada, por isso é melhor para preenchimento, usado caso seja necessário uma iluminação contínua na filmagem, um equipamento de características balanceadas, que como o nome sugere é usado para simular a luz natural do sol.
    A luz de preenchimento é posta do lado oposto da luz principal e um pouco mais a frente, formando um ângulo de 60 graus;

  • Painel de Led – um equipamento versátil, podendo ser usado em muitos ambientes, muito similar a uma luminária padrão. Como a maioria funciona com pilhas ou baterias, o painel é autônomo, tendo uma vida útil longa.
    Rebatedor de luz – um objeto plano, com superfície prateada, branca, dourada, preta ou translúcida, usado para amenizar ou equilibrar as áreas de sombra “dura” ou em excesso, rebatendo parte da luz para uma área que está sendo menos iluminada.
    Por essas características, o rebatedor de luz é colocado no lado oposto de outros equipamentos, como o softbox por exemplo.

Técnicas de iluminação para vídeos

Agora que conhecemos alguns dos equipamentos mais usados nas técnicas de iluminação para vídeos, vamos entender como montar os diferentes setups para garantir que a luz da gravação fique com uma qualidade superior.
Iluminação de 3 pontos – Uma das técnicas de iluminação para gravar vídeos mais utilizada consiste em deixar a iluminação principal a 45º graus do objeto, em altura superior, para esconder as sombras geradas. Nessa técnica o softbox é posicionado a um ângulo 45º graus, mas do lado oposto da luz principal. Enquanto a contraluz é posta no fundo do cenário virado para cima, para destacar o fundo.
Esta técnica garante a qualidade da iluminação para qualquer gravação em ambientes controlados.

  • Iluminação com 1 refletor de luz dura frontal – essa técnica segue o mesmo princípio da iluminação de 3 pontos, com o refletor de luz dura a 45ºgraus do objeto, em altura superior para ocultar as sombras, pois assim simulamos como vemos as pessoas no dia a dia, posicione rebatedor do lado oposto ao refletor para equilibrar as sombras.
  • Iluminação com 1 refletor de luz dura posterior – o princípio é o mesmo, posicione o refletor atrás do objeto a ser gravado e o rebatedor à frente, para gerar o contraste e equilíbrio de luz e sombra.
  • Luz natural – não há melhor iluminação para vídeos que com a luz natural, porém também não é possível ter muito controle sobre ela, por isso ela é difícil de lidar. Pode-se usar a luz natural de uma janela, por exemplo, e equilibrar a iluminação com um softbox do lado oposto a 45º graus e outra luz como led para fazer o backlight, mesmo princípio da iluminação de 3 pontos, mas utilizando a janela como luz principal.
  • Fundo branco e fundo preto – Para acertar na iluminação em fundo branco ou preto, o truque está na intensidade da luz, para fundo branco, o ideal é utilizar a iluminação com pouca intensidade. Em setups com o fundo preto o melhor é utilizar a iluminação com muita intensidade para garantir um destaque e iluminação ideais.

    Essas técnicas de iluminação para vídeos são simples, porém muito eficientes para projetos menos elaborados, nos quais o foco do espectador não pode ser desviado da mensagem ou do objeto.
    Porém, é importante contar com especialistas como a AP Produções e Imagens para produções mais trabalhosas, pois o conhecimento e experiência são fundamentais para alcançar um resultado esperado.
    Entre em contato conosco, conheça mais sobre nossas expertises e focos e produza o vídeo ideal para você.