Vídeos institucionais: entenda como criá-los de forma eficiente

blog ap producoes Vídeos institucionais entenda como criá-los de forma eficiente
blog ap producoes Vídeos institucionais entenda como criá-los de forma eficiente

Criar vídeos institucionais para sua empresa é uma das estratégias mais eficientes para a divulgação do seu negócio. Além disso, esses vídeos se tornam um cartão de visita sobre seus serviços oferecidos e ficam fixos na memória de quem os assiste.

Mas, para que isso aconteça, é necessário que muitos pontos sejam levados em consideração na gravação de um vídeo institucional. Assim, será possível criar algo diferenciado da concorrência e trazer resultados importantes para sua empresa.

A importância dos vídeos institucionais

Atualmente, com o boom da internet, os vídeos se tornaram a forma mais eficiente de comunicação. Seja para clientes, parceiros e até mesmo os próprios colaboradores da empresa, os vídeos institucionais têm a função de esclarecer sobre o negócio e criar vínculos.

Nas redes sociais, os vídeos são ainda mais bem quistos. Por sermos seres visuais, muitas vezes preferimos assistir a um vídeo a ler sobre o tema. Fazendo uma relação, muitas pessoas preferem ir ao cinema a ler um livro sobre determinada estória.

Assim, os vídeos institucionais se tornam importantes nesse novo cenário. Por ele, é possível a transmissão de uma mensagem clara e direta, prezando pela transparência nas informações e criando laços com os internautas. Além disso, estratégias de propagação de marketing podem ser realizadas por eles, ou seja, ao tornar um vídeo institucional viral, sua mensagem chegará à públicos desconhecidos.

Entretanto, para que bons vídeos institucionais sejam criados, é preciso levar em consideração alguns pontos na sua produção. Selecionamos alguns quesitos que merecem sua atenção, acompanhe!

Crie um briefing completo

Essa é a primeira etapa para o início de um vídeo. No briefing a produtora entende as necessidades do cliente. Assim, a partir de perguntas específicas, é possível saber detalhes relevantes para o início de todo processo de produção.

Nessa etapa, entende-se o público alvo do vídeo, a mensagem que precisa ser passada, a determinação de um conteúdo a fim de entender quais informações e valores devem transparecer no material, qual o formato será usado, tempo de duração, canais de comunicação e outros detalhes.

Busque por referências

Após entender quais os principais elementos que precisam estar no seu vídeo institucional, é hora de buscar por referências. Estudos de casos são importantes para observar como a concorrência lida com o público e ter como base o que dá certo ou não.

Assim, após compreender de que maneira a concorrência se mostra dos vídeos, é possível criar conteúdos inovadores e se destacar no setor.

Tenha um roteiro cativante

A base para um bom vídeo institucional é um roteiro certeiro. A partir dele será traçado a melhor linguagem para atingir seu público-alvo e definir tipos de falas e músicas interessantes para o tema.

Pelo roteiro, também será definido a ordem das sequências e especificações para a filmagem. Ou seja, nesse momento é hora de tentar decifrar todos os possíveis desafios durante as gravações e, assim, buscar facilitar esse processo.

Luz, câmera, ação!

A gravação do seu vídeo institucional é a parte mais importante de todo esse processo. Nessa hora, todo o planejamento será transformado em realidade e poderemos perceber como as ideias reunidas até agora funcionarão na prática.

Para que a gravação ocorra bem, é necessário que toda a equipe esteja entrosada e saiba o máximo de detalhes sobre o roteiro. Assim, mesmo com os frequentes imprevistos que podem acontecer num set de filmagem, se houver um trabalho de precaução, as filmagens são concluídas com sucesso.

Edição importa sim

Depois das gravações, a montagem dos takes tem grande importância. Dependendo de como os vídeos são montados, pode-se chegar a diferentes mensagens. Por isso, nessa hora é necessário que o roteiro seja seguido para que a mensagem definida anteriormente apareça de forma clara.

Além disso, na edição é possível definir os tons do vídeo, criar um ritmo e definir trilhas sonoras e mixagem dos volumes.

Procure por profissionais!

A facilidade da internet nos permite gravar vídeos com um celular e, em seguida, divulgar nas redes sociais. Porém, vídeos institucionais são produtos que precisam de um certo cuidado e profissionalismo. Afinal, será a partir deles que sua empresa ou serviço serão divulgados.

Portanto, é importante que profissionais do audiovisual sejam contratados para esse tipo de trabalho. Assim, as chances de obter um resultado mais satisfatório duplicam e os taxas de conversão após a divulgação do vídeo aumentam.

A AP Produções conta com mais de 60 anos de experiência no segmento. Entre em contato conosco e saiba como podemos te auxiliar na produção de seu vídeo institucional!